23 setembro, 2011

Primavera: cada flor perfuma e embeleza a seu tempo

Ouvi esta frase uma vez na Brahma e achei a coisa mais linda: cada flor tem seu tempo de perfumar e embelezar.

Hoje, sendo o início da primavera lembrei da frase e fiquei me perguntando se estamos deixando que cada um floresça e perfume ao seu tempo, ou seja, estamos respeitando o outro? Principalmente nossos filhos e companheiro, que são os mais próximos de nós?

Vou dar um exemplo raso - para dizer o mínimo - sobre isso. Logo que casei dei uma gata para o meu marido, de presente de aniversário, a Pandora, pois ele queria muito. Eu nunca tinha cuidado de um bicho, mas encarei a experiência. Então, comecei a observar que ela tinha a personalidade e o jeito dela, assim, fui sendo conquistada e conquistando-a aos poucos. Depois, veio a Lakshimi, a minha gata. Que era  diferente da Pandora e ainda estou sendo conquistada e tentando conquistá-la.

O interessante nesta história é que sempre brincamos: a Pandora é o pai, e a Lakshimi é a mãe, todinha. Um dia eu disse: vamos parar com isso, vamos deixá-las serem do jeito que elas são!!! Aí paramos para pensar sobre o assunto. Não deixamos de dizer isso completamente, mas passamos a respeitá-las mais.

E você pode se perguntar "mas e o que isso tem a ver com filhos?", para mim não tem diferença: é um serzinho que chega e você não conhece, não sabe como é, o que prefere, do que gosta. A tentação de rotulá-lo é enorme, e transformá-lo num bonsai é fácil. Um serzinho mutilado (pode ser bonitinho, mas é isto que um bonsai significa para mim, com todo respeito à cultura que o criou), fácil, fácil.

Bem, a ideia aqui é pensar em como respeitar o tempo de cada um, se alguém tiver ações práticas, agradeço, pois imagino que este será um exercício/aprendizado para toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário